Perfil profissional




Índice



O Que é um Operador de Logística

 As Suas principais funções 

Armazém
 Missão  





O QUE É OPERADOR LOGÍSTICO





Operador logístico tem como definição as empresas prestadoras de serviços, responsáveis pela  gestão e execução das atividades logísticas, nas diversas fases da cadeia de abastecimento, ou seja, são responsáveis pelo produto ou serviço desde a produção até a entrega ao destino final, que é o cliente.

Podemos dizer que é graças ao operador logístico, que recebemos nossos produtos e/ou serviços de forma rápida e eficiente.



Dentro das suas principais actividades, podemos citar:
Recepciona e confere as mercadorias com base na nota de encomenda e na guia de remessa ou factura.

Emitir relatórios periódicos sobre os stocks.

Procede à codificação e registo das mercadorias.

Devolve as mercadorias não conformes e comunica as anomalias encontradas ao serviço de compras e/ou aos serviços

Controlar e responsabilizar-se por quantidades, localização e valores do stock físico do cliente, como está.

Efectua a arrumação das mercadorias no armazém de forma técnica e fisicamente segura, utilizando eficazmente o espaço.

Realiza o inventário regular das mercadorias de acordo com as regras estabelecidas pela empresa.


Armazenagem





Realizar o controle de qualidade adequado, na entrada dos bens e materiais armazenados, quando necessário.


Espaço de armazenagem, boxes privativas, depósitos de armazenamento, etc.)

Controlar e responsabilizar-se pelas avarias.

Possuir sistema de administração de armazéns adequado para cada caso



GESTÃO DE TRANSPORTE



    Qualificar transportadoras
  1. Terceirizar ou realizar transportes;
  2.   Coordenar de forma prática a chamada de transportadoras;
  3.   Conferir e realizar o pagamento de fretes;
  4. Controlar o desempenho das transportadoras frente aos padrões estabelecidos;
  5.  Relatórios de acompanhamento do nível de serviço
Missão



Programa e organiza os fluxos e a distribuição física dos produtos, optimizando stocks, meios, espaços e tempos, de forma a garantir a qualidade do serviço






Realizado por: Sara Dias